quinta-feira, 2 de abril de 2009

Porto Urgente

Muitos programas esta câmara lança na cidade, Porto com Pinta, Porto Feliz, Porto Interactivo, Porto de Futuro, mas há um que a rede social anda longe, é o Porto Urgente!

Sim Porto Urgente porque a realidade social tripeira está a degragadar-se diariamente, porque cada vez há mais pobres, desalojados, desempregados, desapoiados, enfim, está a dar sinais de uma explosão social escondida que mais tarde ou mais cedo poder rebentar.
É também por isso que sou crítico desta gestão camarária, porque Rui Rio simplesmente não sabe, não vê e não quer ver. Esta cegueira autárquica desprotege os cidadãos que nada têm deixando aberta a porta do Roubo, da Droga e da Prostituição.
Poderiamos reflectir mas então porque é que o governo não actua? Pois, mas a realidade é que o governo faz o melhor que pode, a ver pelo maior numero de sempre de pessoas com o Rendimento Social de Inserção(RSI). Pela distância que naturalemente o governo não pode evitar, este não pode fazer mais, agora as autarquias pela sua proximidade social devem compensar a distancia do governo com politicas de regulação de atribuição de RSI, com politicas de promoção de emprego e de investimento, com politicas sociais radicais que evitem o “deixar cair ao tapete”.
Para mim o Porto começa a “deixar cair o tapete”, dou-vos três sinais que me fizeram reflectir isto:
1º Em S.Pedro/Azevedo de Campanhã (onde moro), nunca vi tanta gente a beneficiar de RSI’s com rendas pagas pela segurança social, a viver de estado sem qualquer tipo de incentivo à procura de emprego ou à formação.
2º Já conhecia um caso de uma família que diariamente ia abastecer garrafões de cinco litros de água ao fontanário, hoje assisti a dois homens a encherem quatro garrafões de agua do lago da praça dos Poveiros.
3º Ontem assisti a um vídeo gravado há menos de um ano, na rua do Heroísmo no Porto. O espancamento mais brutal que já assisti. Não aconselho a visualização do vídeo aos mais sensíveis.


O Porto não pode estar bem… é urgente reverter desta situação. Não podemos ficar indiferentes.

3 comentários:

mig_L disse...

este video foi filmado no brasil, pode confirmar no jn...

Unknown disse...

Foi no Brasil e a prova é esta reportagem do Brasil http://www.mefeedia.com/entry/reportagem-record-15-06-parte-1-2/10078774 .

Outra prova do Diario de Notícias: http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1215026

Acho triste estas coisas para tentar denegrir uma cidade Portuguesa quando isto foi no Brasil. Era bom que corrigissem isto.

Anónimo disse...

Pode ser que tenha sido no Brasil, mas acredite que já senti na pele uma coisa parecida em Massarelos...